JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA

A INTERPRETAÇÃO DA PARABOLA DO RICO E DO LAZARO

25/10/2017 22:39

 

Eu estava assistindo ao programa Bíblia Fácil da TV Novo Tempo o canal da Esperança e o tema era a morte e um dos convidados fez uma pergunta relativa a essa parábola, então o Pr. Arilton deu uma explicação tem acertada e excelente que achei por bem transcreve-la aqui para os meus irmãos. O texto é longo, mas vale a pena ler na integra é por demais interessante e esclarecedora. Boa leitura.

 

Esta parábola tem sido usada por muitas igrejas e muitas religiões para ensinar a imortalidade da alma e a doutrina do tormento eterno (purgatório).

 

O primeiro ponto que nós devemos entender é que nenhuma doutrina da Bíblia se fundamenta em parabolas, você não deve fundamentar uma doutrina em uma parábola porque as parábolas são estórias fictícias ou talvez verídicas, mas que servem apenas para um propósito de ensinar uma lição e não como base para uma doutrina.

 

Lucas 16: 19-31

 

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
 

Jesus está contando esta parábola

 

Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
 

E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
 

Então Jesus disse tinha um homem muito rico que vivia regaladamente, ou seja, não lhe faltava nada, tinha um pobre coberto de chagas e de feridas e que morava na porta do rico e ele se chamava Lazaro e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

 

Conseguem imaginar a cena? Alguém cheio de feridas e ulcerás e os cães lambendo e ele ficava ali para se alimentar das migalhas do homem rico.

 

Jesus está contando essa estória para os judeus e eles estão prestando atenção na parábola, agora vejam a seqüência da estória.

 

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
 

Jesus disse assim agora, ambos morreram e este mendigo que os cães lambiam as feridas foi levado para o seio de Abraão (o peito de Abraão) e o rico morreu e foi levado para o inferno para o meio das chamas e lá do meio das chamas ele avistou ao longe o mendigo chamado Lazaro ao peito de Abraão.

 

Quem era Abraão? Abraão era o fundador o grande patriarca e o antecessor da nação judaica, os judeus ao ouvirem essa estória, essa parábola contada por Jesus eles estavam pensando, mas espera aí! O homem rico se perdeu e esse mendigo foi para o seio de Abraão?

 

Eles consideravam Abraão o personagem mais importante da nação, o grande ancestral do povo de Israel porque era o avo de Jacó que teve os doze filhos.

 

Então eles começaram a achar a estória interessante e Jesus continuou dizendo o seguinte: E, clamando, o rico disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
 

Disse, porém, Abraão: Filho lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
 

E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
 

E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
 

Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
 

Com base em toda essa estória contada por Jesus o primeiro ponto que salta aos olhos é ser uma parábola uma figura por vários elementos, porque segundo a parábola quem está no céu no peito de Abraão avista quem está no inferno e essa é uma impossibilidade a luz da teologia bíblica, a Bíblia não ensina que existe divisa entre céu e inferno.

 

Segundo ponto, o rico diz assim pai Abraão mande que Lazaro molhe a ponta do dedo e venha molhar a minha língua, eu pergunto quem está no meio das chamas um dedo molhado vai resolver o problema dele? Certamente que não, isso é impossível.

 

Terceiro ponto, o pai Abraão diz assim: Há um abismo muito grande entre nós de maneira que quem está aqui não pode ir para ai e quem está ai não pode vir para cá, eu pergunto, será que alguém que está no céu quer passar para o inferno para viver nos tormentos da chama eterna? Certamente que não. Até que quem está nas chamas querer ir para o céu é claro que todos gostariam de ir segundo a parábola que está sendo contada.

 

Então o rico diz assim: Manda que Lazaro vá lá em casa e avise para os meus irmãos qual foi o meu destino para que eles aprendam a lição e não venham parar aqui.

 

Abraão na estória responde assim: Não, eu não vou mandar Lazaro lá, eles têm Moisés e os Profetas. O que significa isso? Eles têm Moises, a Tora, os livros de Moises e eles têm os profetas, Isaias, Jeremias.... Os profetas da Bíblia, ou seja, eles têm a Bíblia, esta é advertência para eles, se eles não ouvirem Moises e os profetas eles não ouvirão a Lazaro e nem que um morto ressuscite e pregue eles ouvirão porque eles rejeitaram Moises e os profetas.

 

O que Jesus estava ensinando com esta parábola?

 

Que o céu faz divisa com o inferno? Não.

 

Que quem está no céu vai ver quem está no inferno em tormentos? Não

 

Que existe um local de tormento eterno? Não

 

Que Abraão está lá para receber os salvos? Não

 

Que é possível alguém ressuscitar e lavar noticias para quem está vivo? Não.

 

Que Jesus queria ensinar?

 

Ele ensinou que este rico representava a nação judaica e eles entenderam isso, aquele Lazaro mendigo que tinha as feridas lambidas pelos cães representava os gentios a quem eles menosprezavam, só que eles tendo Abraão, tendo Moises e os Profetas eles não viveram a altura das verdades que lhes foram confiadas e nem cuidaram dos outros como deveriam ter sido cuidados, mas na recompensa final a ordem foi invertida e quem tinha todos os privilégios não é salvo e quem não tinha nenhum privilégio foi salvo.

 

É isso que Jesus queria ensinar, era uma critica a nação judaica pelo procedimento que eles haviam adotado em rejeitar os conselhos da Palavra de Deus em rejeitar fazer o bem ao próximo  em atender as necessidades dos gentios e não viver de acordo com o que Deus esperava que eles vivessem.

 

Nesse relato vemos que ao se estudar a Bíblia temos que praticar as regras de interpretação e uma delas é que você nunca pode pegar um texto isolado para construir uma doutrina, devemos considerar o texto a luz de toda a Bíblia.

 

Se a Bíblia ensina que quando as pessoas morrem elas só vão ressuscitar na volta de Jesus está parábola jamais pode ser entendia literalmente, como o nome já diz é uma parábola é uma ilustração é uma analogia que está sendo feita para ensinar uma lição espiritual e é isso que essa parábola ensina muito diferente do que muita gente ensina que há um lugar de tormento eterno que quem morre pode voltar para dar recados etc..

 

É uma estória que quer ilustrar a fraqueza e a apostasia do povo de Israel da nação judaica em cumprir os planos que Deus tinha para eles.

 

Pr. Arilton.

 

Fiquem na paz do Senhor.

Contato

JESUS É A MINHA VIDA

ary_molina@yahoo.com

www.facebook.com/ary.molina.71

Pesquisar no site

© 2015 Ary Molina - Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode