JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA

A MORTE E A ALMA

17/12/2015 19:09

Ontem, quarta-feira estive na IASD de Mirandópolis numa agradável reunião com meus queridos irmãos e irmãs, cheguei no exato momento onde todos estavam fazendo pedidos e agradecendo as bênçãos recebidas e assim que cheguei meu irmão Anderson me perguntou se eu tinha algum pedido ou agradecimento para fazer, eu disse sim, sempre tenho e então agradeci ao Senhor por ter abençoado a mim e minha irmã e lhe devolvido a visão, a mim porque fui iluminado por ele para leva-la a uma clinica competente e a ela porque o tratamento e as cirurgias foram um sucesso total o que só foi possível porque Jesus interveio me iluminando e colocando recursos a minha disposição. Obrigado Pai, o Senhor seja louvado por toda a eternidade.

Interessante as vezes como as idéias surgem ou nossa memória é ativada dependendo do assunto que está sendo “discutido”, quando envolve as coisas de Deus.

E nessa pequena reunião o assunto foi muito interessante, assim como meu irmão Anderson eu também gosto muito desse tema, ou seja, a morte e a alma.

E eu me lembrei que um dia desses eu acordei de madrugada e graças ao Senhor fiquei meditando e me veio na memória algumas palavras utilizadas nas escrituras e que por terem sido mal traduzidas, remetem o leitor a uma compreensão e interpretação erradas do texto, bem, vou aqui me deter em apenas três palavras para tentar me expressar e mostrar porque algumas passagens bíblicas são mal interpretadas e mal compreendidas.

O tema apresentado pelo meu irmão Anderson era a morte e a alma e o que vou escrever aqui tem tudo a ver com o tema apesar das palavras que vou comentar serem: Alma, espírito e inferno.

ALMA é um termo derivado do hebraico nephesh, que significa vida ou criatura , e também do latim animu, que significa "o que anima" Fonte: Wikipedia.

Esta definição está corretissima, alma é vida, é criatura, é pessoa, e porque eu tenho tanta certeza? Veja o que o Senhor diz em sua Santa Palavra.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem passou a SER uma alma vivente. Gênesis 2:7

Notem que o homem passou a SER uma alma vivente e não passou a TER uma alma vivente, o que isso significa? Significa que o homem quando morre não “sai” do seu corpo uma “alma” consciente, ele apenas morre e fica entregue ao esquecimento. Abaixo dois versículos que atestam esta verdade.

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Eclesiastes 9:5

ESPIRITO - A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE  (“soprar”). Fonte: Wikipedia.

Acredita-se que o idioma, conhecido como PIE (língua protoindo-europeia), era falado entre 4.500 e 2.500 a.C na Europa e na Ásia, e deu origem a línguas atuais como o português, Há controvérsias.

Aqui vou simplesmente repetir Genesis 2:7

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem passou a SER uma alma vivente. Gênesis 2:7

Notem que o Senhor soprou em suas narinas o fôlego de vida que é o espírito e que na maioria das vezes é interpretado como uma entidade separada.

Veja o homem não tem um espírito como acreditam varias denominações e principalmente os espíritas, de maneira que em Gênesis 3:19 citado acima quando ele morre volta ao pó da terra de onde veio, ou seja, somos seres holísticos o que significa que somos indivisíveis, quando o corpo (alma) morre voltamos ao pó de onde viemos e o espírito (sopro de vida) volta a Deus que o deu, mas não como uma entidade consciente, apenas volta a Ele.

Se o homem quando morresse fosse para o céu como muitos pregam e acreditam, a Bíblia seria mentirosa, aliás, Deus seria mentiroso porque a Bíblia foi totalmente inspirada por Ele e nela não existe mentira. A doutrina da imortalidade da alma foi criada no Éden pelo inimigo de Deus, quando ele disse a Eva, Certamente não morrereis. Gênesis 3:4

Veja, Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei. 1 João 3:4 E o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

Porque Jesus morreria pelos nossos pecados para nos salvar se a “alma” vai para o céu? Então Ele morreu em vão?

Vamos tomar a passagem da ressurreição de Lazaro como exemplo, bem, segundo algumas denominações e principalmente os espíritas vamos para o céu, então Lazaro estava no céu, certo? Ora isso seria terrível se fosse verdade porque Jesus seria um Deus mal e arbitrário porque se Lazaro estava no céu, tira-lo de lá seria uma tremenda injustiça traze-lo de volta para este mundo miserável e cruel, para sofrer e morrer novamente, não faz sentido, não é mesmo?

Nas escrituras fica bem claro que Ele virá outra vez para resgatar os remidos aqueles que Nele acreditaram e fizeram sua vontade, mas se a “alma” é imortal e o homem quando morre vai para o céu porque Ele viria?

Analisem comigo essa passagem, ela esta se referindo a segunda vinda de Jesus. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16-17

Veja Paulo é bem claro quando diz “...os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”, ora quando o homem morre não vai para o céu?. Então porque Jesus os ressuscitaria se estão todos lá?

Aproveitando, vamos comentar separadamente o versículo 17, “... os que ficarmos vivos, seremos arrebatados...”, aqui podemos desmentir mais uma crença enganosa, aquela do arrebatamento secreto, o texto é claro, não haverá arrebatamento secreto isso é uma mentira, Jesus voltará de forma literal, “... com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus;”

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7

INFERNO - As palavras Hades e Sheol, ambas com mesmo significado, tem conotação clara de um lugar para onde vão os mortos. Segundo a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, Hades se refere a sepultura comum da humanidade, lugar onde vão todos os que morrem, mas alguns tradutores se referem a sepultura como inferno.

Portanto, mais uma vez vemos uma palavra traduzida de forma equivocada dando conotação de que existe um lugar em chamas para onde os que fizeram o mal vão para sofrerem eternamente, e que algumas denominações empregam e aceitam como sendo literal.

Bem, em primeiro lugar, se tal lugar existisse, o inferno, então nosso Pai um Deus de amor, bondoso e infinitamente misericordioso, que enviou seu próprio filho para salvar a humanidade na verdade é um Deus vingativo e sádico, certo? Ora de maneira nenhuma como diria nosso irmão Paulo de Tarso.

Imagine, O Senhor salva a humanidade com seu próprio sangue, dá a todos a oportunidade de salvação, ai Ele pega os que foram maus e não fizeram a sua vontade e os coloca nesse lugar terrível para ve-los queimando e sofrendo por toda a eternidade, que Deus é esse? Com certeza não é o Deus que eu conheço.

Veja: Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? Ezequiel 33:11

Este versículo se aplica a casa de Israel na época do profeta e também ao Israel espiritual que hoje somos nós.

Se Ele não tem prazer na morte do perverso, imagine se terá prazer em vê-lo queimar por toda a eternidade, e quanto aos salvos então, você já pensou estar no céu desfrutando de todo o amor de Deus vivendo eternamente na presença da Trindade e contemplando Suas Faces e paralelamente vendo e ouvindo pessoas sofrendo terrivelmente, pessoas que poderiam ser algum parente seu ou amigo, existiria felicidade nesse reino? Mais uma vez vou plagiar nosso irmão Paulo de Tarso - De maneira nenhuma.

De Jesus foi dito: Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Atos 2:31.

Percebam, no versículo acima Jesus estava no inferno (na verdade na sepultura), traduzida erroneamente.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. Apocalipse 20:14

Vejam, aqui em Apocalipse, referindo-se aos eventos finais, é dito que a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, ora se o inferno é um lugar de fogo como poderia ser lançado no lago de fogo, e óbvio que aqui Jesus está se referindo a sepultura que é a morada da morte e que ambos não mais existirão.

O inferno como um lugar de punição, hoje, não existe, mas existirá na segunda vinda de Cristo, após os mil anos que os justos reinarão no céu com Ele.

Em Mateus 25:31-46 temos uma visão clara do inferno e sua eternidade.

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos cabritos as ovelhas;

E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos?

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeram.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Quando Jesus diz: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; ele está se referindo ao inferno de fogo ou lago de fogo que existirá quando Ele descer com a cidade Santa a Nova Jerusalém e os perdidos sob o comando do inimigo tentar toma-la.

O mesmo fogo que consumira o diabo e seus anjos e os que não aceitaram a Jesus purificará a terra e os elementos derreterão e o Senhor fará novas todas às coisas.

Este é o verdadeiro inferno de fogo, o lago de fogo no final dos tempos e eles não serão eternos, a interpretação de eternidade nesse caso, refere-se que a extinção do pecado e do mal dos inimigos de Deus é eterna, não se levantarão para sempre, mas não sofrerão para sempre, terão sim seu castigo proporcional ao seu pecado.

Veja Lucas 12:47-48.
Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites.
Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. Há quem muito foi dado, muito será exigido; e há quem muito foi confiado, muito mais será pedido.

Veja como isso é verdade, poderia o inimigo de Deus ser consumido de imediato após ter feito tanto mal para a humanidade durante milênios?

Ora claro que não, portanto, o sofrimento daqueles que impuseram sofrimentos a seus irmãos terá um castigo proporcional ao que fizeram caso contrário, Deus não seria justo e Deus é Justiça e esse é o inferno de que a Bíblia fala e não um lugar de fogo onde as pessoas seriam torturadas eternamente, essa ideia chega a ser absurda ridícula e porque não dizer insana. Somente quem não conhece o Pai poderia aceitar tal barbaridade.

Para terminar porque penso que me alonguei demais vou citar outro exemplo de que o inferno eterno como punição eterna não existe hoje e não existira no futuro.

Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.

Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
Lucas 17:29-30

Acaso o povo de Sodoma e Gomorra que foi consumido pelo fogo está queimando até hoje?

O que é eterno ou inextinguível não é o castigo, mas o fogo que, como no caso de Sodoma e Gomorra, causa a destruição completa e permanente dos ímpios, uma condição que dura para sempre.

Como John Stott assinala: “O fogo mesmo é chamado eterno e inextinguível, mas seria muito estranho se aquilo que nele é jogado se demonstrasse indestrutível. Esperaríamos o oposto: seria consumido para sempre, não atormentado para sempre. E é a fumaça (evidência que o fogo efetuou o seu trabalho) que sobe para todo o sempre (Apocalipse 14:11)”.

Ontem quando meu irmão Anderson perguntou se tínhamos medo da morte, eu disse que um dia já tive, hoje que conheço a verdade não tenho porque sei que morrerei com Cristo Jesus e comigo fica a esperança da salvação.

Realmente eu não tenho medo da morte, mas como ele disse, nós de fato não queremos morrer, eu, por exemplo, quando tive um infarto agudo do miocárdio a dois anos atrás , a primeira coisa que me veio na mente foi: “Senhor me ajude não me leve ainda”.

Fiquem na paz do Senhor.

Contato

JESUS É A MINHA VIDA

ary_molina@yahoo.com

www.facebook.com/ary.molina.71

Pesquisar no site

© 2015 Ary Molina - Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode