JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA

E DEUS ENDURECEU-LHES O CORAÇÃO

18/11/2015 09:49

Hoje pela manhã eu estava lendo João e a passagem em João 12:40 me chamou a atenção.

Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.

E em Êxodo 10:27 também podemos ler: O Senhor, porém, endureceu o coração de Faraó, e este não os quis deixar ir.

Na primeira vez que eu os li a impressão que eu tive e eu creio que a maioria dos que lêem também tem é que o Senhor endureceu seus corações, mas o verdadeiro sentido da passagem não é bem esse e o entendimento só se consegue quando se lê as escrituras diariamente e nos colocamos em contado com a palavra de Deus quer seja pela leitura, quer seja por programas da TV Novo Tempo, quer seja pelos cultos na igreja, e é somente assim que crescemos espiritualmente e que o Espírito Santo de Deus pode agir em nossa mente e coração e nos dar entendimento.

Veja, a tradução do hebraico e do grego, é interessante, as palavras usadas chegam as vezes a serem poéticas e muitas são figurativas e quando traduzidas para o português muitas vezes nos parecem arcaicas e a partir daí muitas vezes a nossa interpretação fica dúbia que é o caso das passagens de João e Êxodo.

Note que em João “cegou-lhes e endureceu-lhes o coração” e em Êxodo “O Senhor, porém, endureceu o coração do Faraó” nos dá a nítida impressão de que foi o Senhor que fez isso, mas isso não é verdade, a correta interpretação dessas palavras é a seguinte:

Cegou-lhes e endureceu-lhes o coração significa que eles endureceram seus próprios corações e quando a Êxodo que parece mais ainda que o Senhor havia feito aquilo, significa que o Faraó não aceitou Deus como Deus e por isso o Senhor endureceu seu coração, não o Senhor propriamente dito mas o Faraó por não acreditar no Deus dos Hebreus endureceu seu próprio coração não acreditando Nele. Ora se o Senhor me diz algo e eu não acredito e duvido, podemos dizer que o Senhor endureceu nossos corações, mas isso não significa que foi Ele quem fez isso, certo? Interessantíssimo isso e bastante revelador.

Devemos sempre lembrar que na palavra de Deus não existe contradição e o que existe são paradoxos, porque apesar de ter sido totalmente inspirada pelo Espírito Santo de Deus ela foi escrita por homens na imperfeita linguagem humana.

Eu sei que a maioria dos irmãos  já sabiam disso, mas como eu passei por isso e só vim a entender a pouco tempo achei que alguns irmãos também poderiam ter essa mesma impressão, por isso, achei conveniente escrever e postar.

Fiquem na paz do Senhor.
 

Contato

JESUS É A MINHA VIDA

ary_molina@yahoo.com

www.facebook.com/ary.molina.71

Pesquisar no site

© 2015 Ary Molina - Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode